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domingo, 28 de março de 2010

Bullying - Formas de Agressáo


Formas de agressão

   
    Rosa Serrate (2009) classificou as modalidades de violência do bullying em quatro categorias:
A violência física (bater, empurrar, dar pontapés, cuspidelas, maltratar a vítima para tirar os seus petences), consiste num tipo de comportamento directo e manifesta-se sobretudo no 1º e 2º ciclo.
A violência verbal (insultos, chamar nomes, salientar aspectos físicos, desprezar em público) é a mais comum e praticada de forma directa.
    A violência psicológica está implícita em todas as formas de maltrato e é um tipo de comportamento indirecto. O agressor manipula a vítima emocionalmente, fazendo com que esta fique dependente do agressor através de chantagens, ameaça, que levam à destruição da auto-estima. Este tipo de violência é mais frequente entre as raparigas do que nos rapazes.
    A violência social é também um tipo de comportamento indirecto. Trata-se de acções baseadas em comentários, rumores, insultos, atitudes de ignorar a vítima, persegui-la.Inclui a violência racial, religiosa e descriminação entre géneros e minorias étnicas.

Características dos agressores

Olweus estabeleceu três perfis principais para caracterizar o agressor:
 o activo: que estabelece uma relação directa com a vítima, agredindo-a de forma pessoal;
o social indirecto: este é o mais difícil de identificar pois dirige de forma dissimulada os seus seguidores, induzindo-os a terem comportamentos violentos com outros alunos.
O passivo: não participa directamente na acção violenta mas apoia o agressor e detém uma grande parte da responsabilidade do acto violento. É o grupo mais numeroso. 
Características das Vitimas:

Existem vários tipos de vítimas como analisou, Olweus, que se diferenciam em função dos mecanismos de resposta que desenvolvem mediante as ameaças: vítimas activas ou “provocatórias” e vítimas passivas.
As primeiras apresentam uma combinação de ansiedade e de reacção agressiva e utilizam o agressor para desculpar a sua própria conduta. Por vezes são crianças com problemas de concentração, sendo muitas vezes apontados como hiperactivos e provocam habitualmente reacções negativas nos seus companheiros.
A vítima com este perfil recorre à violência como resposta à própria violência e por vezes eles próprios se transformam em potenciais intimidadores no futuro.
Por outro lado a vítima passiva é a mais comum. São sujeitos inseguros, tímidos, retraídos, não denunciam o agressor e têm dificuldades em relacionar-se com os outros. A nível físico são, geralmente, mais jovens ou mais frágeis que o agressor e por vezes apresentam problemas de psicomotricidade ou coordenação.

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