Map

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Martin Luther King - Conceito e imagem da religião

Extracto dum trabalho escolar apresentado no Seminário Crozer em 28 de Março de 1951. Onde concluiu a licenciatura em 1958.
    
" É a religião que dá sentido à vida. É a religião que dá sentido ao Universo. É a religião que constitui o melhor incentivo à vida sã. É a religião  que nos dá a garantia de que tudo aquilo que é elevado, nobre e valioso será conservado. Acho que estes frutos da religião são as suas maiores virtudes, e certamente nenhum homem no seu perfeito juízo poderá ignorá-las.  Tenho assim de concluir que qualquer visão ateísta é não só insana do ponto de vista filosófico mas também desventajosa do ponto de vista prático. A minha grande aspiração, agora, é passar por essa experiência religiosa de que o Dr. Brightman tão convincentemente fala ao longo do seu livro.  (Dr.Edgar S. Brightman: A Philosophy of Religion). Tudo indica ser uma experiência sem a qual a vida se torna sombria e sem sentido. Porém, agora que penso nisso, vêm-me à memória momentos em que acordei em misteriosa veneração; alturas em que me senti transportado para fora de mim mesmo por algo de maior que eu e a esse algo me dei. Terá esse grande algo sido Deus?  Talvez, afinal de contas, eu já seja religioso há vários anos e só agora tenha consciência disso. 

Contava então com 22 anos de idade.O posterior Prémio Nobel da Paz em 1964. É assassinado em 1968.

Excerto do livro: Eu Tenho um Sonho. Autobiografia de Martin Luther King. Editorial Bizâncio. Lisboa 2006

Sem comentários: